Patentear a dança da chuva

Submetido por SMP em 9 Junho, 2006 - 11:32

aquele que é o mais duradouro monarca do mundo, o Rei Bhumibol Adulyadejé da Tailândia, é agora também titular de uma patente sobre... um processo de fazer chuva.

A patente europeia respectiva foi concedida pelo Instituto Europeu de Patentes a 12 de Outubro do ano passado e designava 30 países, inluindo o Reino Unido e a Alemanha. Gostei (ver separador "Bibliographic data") da "técnica sanduíche" e da técnica "supersanduíche"; mas fantástico mesmo é pensar na mensagem subliminar que deve ter sido passada ao examinador com aquela representação de uma divindade na segunda página dos desenhos (ver separador "Mosaics").

O Professor Anont Boonyarattanavej, secretário geral do Fundo de Pesquisa da Tailândia, disse que o seu gabinete solicitara já uma audiência para apresentar a patente, única no género, ao monarca.

Coisa assaz curiosa é que, segundo o texto da patente, o monarca é o inventor. Não percebo, nesse caso, a utilidade de lhe apresentarem uma coisa que saiu da sua cabecinha. Tivesse a Convenção da Patente Europeia a sanção que existe no Título 35 do United States Code para a incorrecta designação da inventorship (com afectação da própria validade da patente), e talvez a deferência a Sua Majestade desse lugar a critérios de racionalidade jurídica.
De acordo com a mesma fonte, o Fundo desenvolveu os necessários procedimentos ao pedido de patente no estrangeiro, na medida em que o Gabinete da Casa real lhe transmitiu ser esse o desejo de Sua Majestade.

Na Tailândia, a patente data de 2 de Junho de 2003.

Via IPkat.